O Sonho de uma imigração saudável

Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões
Sábado, 14 de Junho  2025

Que pensa da imigração em Portugal?
Tem opiniões formadas?

Depois de 15 anos a trabalhar com imigrantes, o Centro S. Cirilo promove um dia de reflexão e esclarecimentos.

O objetivo do MigraTalks é ser um espaço despretensioso e ponderado de conversas acerca das principais questões relacionadas com a imigração no nosso país. Convidámos quem nos pode esclarecer. Venha e depois corrija ou confirme as suas opiniões.

Terminal
de Cruzeiros
do Porto
de Leixões.

O MigraTalks terá lugar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.
É um espaço de particular beleza e voltado para o futuro.
É um local simbólico de fronteira
com o mundo de onde vêm tantos imigrantes.

“É uma grande janela sobre o vasto oceano, que certamente nos ajudará a pensar a imigração com vistas largas.”

ORADORES

António Vitorino

Presidente do Conselho Nacional
para as Migrações e Asilo

Catarina Reis de Oliveira

Socióloga, Investigadora
ISCSP - U. Lisboa

Isabel Rocha Pinto

Diretora do Laboratório
de Psicologia Social - U. Porto

Mariana Rozeira

Diretora do Centro São Cirilo

Mohamed Soliman

Membro do Centro
Cultural Islâmico do Porto

Paulo Fernandes

Presidente da CM Fundão

Pedro Góis

Diretor do Observatório
das Migrações

Pe. Nuno Tovar de Lemos, sj

Presidente da direção
do Centro São Cirilo

PROGRAMA

10h00

Check-in

Border Coffee | Café em posto de fronteira

10h30

Abertura | 3 histórias de imigração na 1ª pessoa

Pe. Nuno Tovar de Lemos | Presidente do Centro São Cirilo [+]

11h00

A Imigração em Portugal: medos, mitos e factos

Pedro Góis | Diretor Científico do Observatório das Migrações [+]

11h45

Break

12h15

Centro São Cirilo para principiantes

Mariana de Mariz Rozeira | Diretora do Centro São Cirilo [+]

12h30

As grandes lições de uma autarquia do interior

Paulo Fernandes | Presidente da Câmara Municipal do Fundão [+]

Almoço

15h00

Há razões para termos medo?

Imigração e insegurança – da realidade à percepção

Isabel Rocha Pinto | FPCEUP [+]

No Porto voltados para Meca – o Islão vem aí?

Mohamed Soliman | Centro Cultural Islâmico do Porto [+]

Criminalidade e imigração – os factos

Catarina Reis Oliveira | ISCSP-UL [+]

16h00

Olhando o Futuro

António Vitorino | Presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo [+]

17h00

Encerramento

CONTACTOS/
ORGANIZAÇÃO

centro

Rua Barão de Forrester, nº 968
4050 – 272 PORTO
228 348 460

migratalks@saocirilo.pt

FAQ'S

Sim, de Metro (linha azul, paragem “Matosinhos Sul”) ou Autocarro da STCP (linhas 500, 501, 502, paragem “Matosinhos praia”). Terá de caminhar cerca de 17 minutos até à entrada do Terminal de Cruzeiros.

Sim, existe um parque de estacionamento, junto ao Terminal de Cruzeiros, acessível aos participantes do MigraTalks. A entrada dos carros faz-se pelo portão principal na Av. General Norton de Matos, 23.

Sim, todos os acessos são adaptados a pessoas com mobilidade reduzida.

Sim, o preço da inscrição inclui o almoço.

ORGANIZADOR

COM O APOIO DE

Pe. Nuno Tovar de Lemos, sj

Presidente da direção do Centro São Cirilo

Nuno Tovar de Lemos nasceu em Lisboa em 1960. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico e entrou, em 1984, na Companhia de Jesus.

Estudou Teologia nos Estados Unidos, tendo o grau de Master of Divinity pela Weston School of Theology de Cambridge, e em Roma, na Universidade Gregoriana, onde se licenciou em Teologia Fundamental.

Foi ordenado sacerdote em 1995 e trabalhou na pastoral universitária durante 20 anos em Lisboa, Coimbra e Porto e 7 anos na Diocese do Algarve. Atualmente vive no Porto e é Presidente do Centro Comunitário São Cirilo.

Pedro Góis

Diretor do Observatório das Migrações

É doutorado, mestre e licenciado em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Desde 2015, é professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi até 2015 docente na Universidade do Porto onde lecionou disciplinas das áreas de Sociologia, Metodologias de Investigação e Comunicação.

É, neste momento, desde 2024, o diretor científico do Observatório das Migrações, uma estrutura que passou a integrar a AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo). Tem sido consultor e tem colaborado com várias agências e instituições nacionais e internacionais na área das migrações, como a Organização Internacional de Migrações, o International Centre for Migration Policy Development, a Comissão Europeia, o Conselho da Europa e a Rede Europeia de Migrações. Tem vários livros e numerosos artigos publicados sobre emigração e imigração.

Paulo Fernandes

Presidente da CM Fundão

Paulo Alexandre Bernardo Fernandes, nascido a 05 de Junho de 1972, é licenciado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade Técnica de Lisboa e Master em “Estudios Europeos y Derechos Humanos” pela Universidade de Salamanca, com a especialização de Desenvolvimento Regional e Local.

Prosseguiu carreira profissional como consultor especialista em desenvolvimento regional e local, tendo coordenado diversos projectos de desenvolvimento integrado no âmbito de programas como o PROVERE, PRODER, INTEGRAR, POEDS, RURIS, AIBT. Foi coordenador da RIS3 da Região Centro na área da Inovação Territorial durante 8 anos. Atualmente é relator do PROT-Centro e Presidente da Associação da Rede de Fablabs Portugal. Desempenha, actualmente, o cargo de Presidente da Câmara Municipal do Fundão tendo anteriormente exercido o cargo de Vice-Presidente e Vereador de pelouros como o desenvolvimento, investimento, empreendedorismo, inovação, turismo, desporto, cultura ou acção social. É Presidente da Rede Aldeias do Xisto e Presidente da Assembleia-Geral da Rede Aldeias Históricas de Portugal, das quais é fundador. Em 2021, foi eleito Presidente do Conselho Regional do Centro, cargo que ainda mantém.

Mohamed Soliman

Membro do Centro Cultural Islâmico do Porto

Nacionalidade: Egípcio e Português (dupla nacionalidade)

Vive em Portugal há mais do que 10 anos, tendo obtido a nacionalidade portuguesa em 2022.
Possui bacharelato obtido em 2006 e mestrado obtido em 2014 em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Aswan (Egito). Entre 2013 e 2016, trabalhou como investigador externo no departamento de Química (LAQV-REQUIMTE) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Doutorado em Química em 2020 pelo Instituto Superior Técnico. Publicou 15 artigos científicos (6 como autor e 9 como co-autor) em revistas científicas internacionais especializadas em Ciência dos materiais e catálise. Integrou a comissão organizadora de 4 eventos científicos internacionais. É membro do Painel Consultivo Temático e do Conselho de Revisores na secção “Catalisadores Nanoestruturados” e editor convidado do Catalysts Journal. Membro do sindicato egípcio do conselho científico, divisão de Química. Fez parte da equipa de controlo da qualidade da empresa “KIMA Co”.
Tem estado envolvido em várias atividades na área social: foi intérprete da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), tendo colaborado com diversas instituições de acolhimento de refugiados: Paróquia do Padrão da Légua, Centro Social Ermesinde, Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados (CATR), Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS).
Colabora com o Centro Cultural Islâmico do Porto, sendo o responsável pelo ensino religioso das crianças e jovens.

Mariana de Mariz Rozeira

Diretora do Centro São Cirilo

Nasceu no Porto em 1985, é Mestre em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante, pela Universidade Católica do Porto e pós-graduada em Medicina Legal, pela Faculdade de Medicina do Porto. Estudou Filosofia e Espiritualidade Inaciana na Universidad Pontificia Comillas, em Madrid. Foi voluntária em Angola, pelos Leigos para o Desenvolvimento, durante 1 ano. O seu percurso voluntário e profissional esteve sempre relacionado com a intervenção social em territórios desfavorecidos no Porto, Gondomar, Setúbal, Barreiro e Madrid. Desde 2018 é diretora do Centro Comunitário São Cirilo.

Isabel Rocha Pinto

Diretora do Laboratório de Psicologia Social – U. Porto

Isabel Rocha Pinto é psicóloga social, diretora do Laboratório de Psicologia Social e professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Nesta universidade é ainda investigadora no Centro de Psicologia.

Os seus principais interesses de investigação focam-se nas consequências sociais do crime, nos fenómenos de adesão a extremismos e radicalização social, e nos muitos mecanismos que envolvem a questão da perceção nos fenómenos sociais, concretamente os que conduzem às perceções de insegurança.

Catarina Reis de Oliveira

Socióloga, Investigadora ISCSP – U. Lisboa

Catarina Reis de Oliveira é Socióloga e Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Foi a coordenadora executiva do Observatório das Migrações (OM) entre 2005 e 2016 e sua diretora científica entre 2016 e 2024. Trabalhou no Alto Comissariado para as Migrações (ACM), entre setembro de 2005 e dezembro de 2023: foi adjunta de Gabinete de três Altos-comissários. Trabalha na sistematização e análise de informação estatística e administrativa acerca dos estrangeiros residentes em Portugal desde 2006, tendo em 2014 lançado a Coleção Imigração em Números do OM, sendo nomeadamente a autora dos Relatórios Estatísticos Anuais dos Indicadores de Integração de Imigrantes desde 2016. Tem vindo a publicar extensamente acerca deste tema da integração dos imigrantes e dos contributos da imigração para Portugal.

António Vitorino

Presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo

De entre as atividades e as funções exercidas destacamos:

  • Foi eleito Diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações, mandato de cinco anos que cumpriu de 2018 a 2023;
  • Foi eleito Deputado à Assembleia da República em 6 legislaturas, pelo Partido Socialista;
  • Foi Ministro da Presidência e Ministro da Defesa Nacional e Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares;
  • Foi Secretário Adjunto do Governador de Macau para a Administração e a Justiça;
  • Foi Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional;
  • Foi Comissário Europeu, sendo-lhe atribuída a responsabilidade da Justiça e Assuntos Internos;
  • Foi eleito Deputado ao Parlamento Europeu, onde presidiu à Comissão das Liberdades Cívicas e dos Assuntos Internos;
  • Presentemente é Professor no Institut de Sciences Politiques em Paris (SciencesPo) e presidente do Conselho Nacional das Migrações e Asilo;
  • É Mestre em Ciências Jurídico-políticas e Licenciado em Direito, tendo sido admitido em 1983 na Ordem dos Advogados Portugueses;
  • Lecionou nas Universidades de Lisboa, Nova de Lisboa, Autónoma, Internacional e Católica;
  • Foi sócio da sociedade de advogados Cuatrecasas, Gonçalves Pereira e Associados;
  • Desempenhou diversos cargos, em mais de uma dezena de empresas e outras entidades privadas (como membro ou presidente de assembleias-gerais, de conselhos fiscais, de órgãos de administração ou consultor).

Subscreva a nossa Newsletter